Olá! Aqui é Gabrielly Meir e este é o TriviumCast, um podcast onde falaremos de autoeducação e educação clássica.
No episódio de hoje eu quero indicar para você um livro que se trata de um clássico. E, quando digo que é um clássico, não me refiro somente a um clássico do cristianismo, mas, me refiro a um livro que faz parte do que chamamos de “Os Grandes Livros da Literatura Ocidental”. O nome deste livro é “O Peregrino”, escrito em 1679 por John Bunyan. É muito provável que você já tenha ouvido falar deste livro e, talvez, já tenha assistido a alguma adaptação cinematográfica. Entretanto, quer você seja familiarizado com a história, quer nunca tenha ouvido falar, lê-la na íntegra será de grande proveito em vários aspectos.
O Peregrino é uma história que ocorre num mundo fantasioso de sonho, onde o herói, que se chama Cristão, se vê com um pesado fardo em suas costas e um livro em sua mão. Tal livro diz que a cidade onde ele mora será destruída com fogo descendo do céu e, que, para escapar disso, ele precisa seguir uma penosa jornada por um caminho estreito em direção à Cidade Celestial. No meio do caminho, Cristão encontra vários personagens com nomes tão alegóricos quanto o seu. Alguns destes personagens vão guiá-lo pelo caminho certo e outros vão servir de distração.
No enredo você vai encontrar inúmeras referências bíblicas e se deparar com tribulações do personagem que muito se assemelham às que os cristãos enfrentam. John Bunyan consegue expressar por meio da escrita de uma narrativa alegórica verdades profundas, além de se utilizar de recursos imaginativos que fazem bem à mente de qualquer ser humano, seja uma criança, seja um adulto. Além disso, você vai perceber que seu estilo literário é rico e bem trabalhado, misturando em um romance de linguagem poética o verso e a prosa.
É por isso que O Peregrino é um livro fortemente indicável para você, seja você um pai, uma mãe, com filhos, sem filhos, um jovem ou uma criança.
Como diz o próprio John Bunyan, no início do seu livro:
Em palavras tais está este livro escrito, Que até aos lânguidos desperta o grito. Novidade até parece, mas nada contém, não, Senão os fios do evangelho, sincero e são.
Encerramos assim, mais um episódio do TriviumCast.
A citação proferida neste episódio se trata de um trecho retirado da edição de O Peregrino – John Bunyan, da editora Mundo Cristão, traduzida por Eduardo Pereira e Ferreira.
Obrigada pela sua atenção e até o próximo episódio
Notificações