Para ouvir a rádio, clique no botão laranja acima

Para ouvir a rádio, clique no botão laranja acima

Um Homem Hospitaleiro

Adriano Gama . Episódio 2 . 4:25

Transcrição

A palavra hospitaleiro é literalmente “amigo de forasteiros”. Por isso, que encontramos nos dicionários a definição do adjetivo “hospitaleiro” como sendo “o que ou aquele que oferece hospedagem por bondade ou caridade”.

O homem cristão deve ser hospitaleiro:

Textos:

Rm 12.13: “… compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade …”.

Hb 13.1: “… Seja constante o amor fraternal. Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos …”.

Possivelmente, é uma referência também ao nosso pai na fé, Abraão que, sendo hospitaleiro, acolheu anjos.

Temos também o elogio do apóstolo João ao presbítero Gaio em 3 Jo. 5-8. E falando-se de presbíteros, ser hospitaleiro é um dos pré-requisito para homens que almejam o episcopado:

1 Tm 3.2: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar …”.

Tt 1.8: “… antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si…”.

Dicas que ajudarão vc a praticar a hospitalidade:

Primeiro, ore a Deus com base nos textos bíblicos que nos exortam a sermos hospitaleiros. Se você não manifesta hospitalidade, confesse a Deus o seu pecado e peça perdão a ele por essa transgressão. Depois, ore para que Deus lhe conceda mais amor e mais força para que vc seja hospitaleiro. Peça a Deus do seu Espírito. O Espírito do Deus que nos acolheu em Sua família. E o Espírito de Cristo, que está nos céus, preparando uma morada para nós. Então, precisamos da força vinda do Espírito de Deus para lutarmos contra nossa carne que milita contra a hospitalidade.

Segundo, se você é solteiro e mora com seus pais, peça a eles a autorização para receber algum irmão em casa (seja para uma refeição, passar uma noite, etc). Converse com seus pais e peça a eles essa autorização.

Se vc é solteiro e mora só, se organize para receber irmãos em seu lar. Tome o cuidado que não sejam só mulheres solteiras, pois não é bom (em sentido algum) homens solteiros receberem mulheres em sua casa.

Se você é casado, seja um líder para que sua casa seja amiga de forasteiros. Ensine a Palavra a sua esposa e a seus filhos nesse sentido. Prepare sua esposa para isso. Prepare seu orçamento para receberem, no mínimo, eu aconselho, um irmão ou grupo de irmãos em sua casa especialmente aos domingos.

Esteja também ajudando sua esposa a preparar a alimentação. Faça isso no sábado – se possível. E também depois de você receber os hospedes, que você participe da limpeza dos pratos, da cozinha, da arrumação da casa – especialmente se os hospedes têm crianças.

Então, que você pegue essas dicas e, em oração, você seja um homem hospitaleiro porque está é a vontade de Deus; e, é parte da masculinidade cristã.

Que Deus abençoe você e lhe conceda graça. Que você seja amigo de forasteiros e faça sua casa um lar de forasteiros.

Que Deus os abençoe com essa palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Title
.