Olá! Aqui é a Rebeca Fidalgo e este é o TriviumCast ,um podcast onde falaremos de autoeducação e educação clássica.
No episódio de hoje eu quero apresentar trecho do livro “Culto em família: uma bênção à sua espera” de Jason Helopoulos, com tradução de Rogério Portella.
No capítulo 1, encontramos a seguinte passagem:
Abre aspas:
Terceira esfera — a adoração em família A terceira esfera da adoração é o culto em família, e essa é a área em que nos concentraremos neste livro. A maior parte dos cristãos tem consciência da importância do culto particular e do coletivo, mas poucos deles ouviram falar sobre adoração em família. Essa esfera se encontra em tempos difíceis!
O próximo capítulo tratará da base bíblica desse culto; no entanto, deixemos bem claro já neste ponto que a adoração familiar é importante para a vida cristã. Ela deve ser algo que a família cristã procure pôr em prática para o benefício de todos no lar.
O culto em família é a esfera da adoração que reúne quem vive sob o mesmo teto em um tempo de adoração conjunta. Pode incluir a mãe que cria sozinha seus filhos; três gerações de uma família; familiares mais próximos e o tio Bob, que está usando o quarto de hóspedes; ou a mãe, o pai, dois filhos em idade mais avançada e um terceiro bem em tenra idade ainda.
Independentemente de quem sejam os membros de nossa família, deve ser nosso desejo e prática nos reunirmos com regularidade para a adoração. O lar cristão é mais que dois ou três cristãos residentes na mesma casa. Alguns seguidores de Cristo vivendo sob o mesmo teto não tornam o lugar um lar cristão, da mesma forma que dois ou três banqueiros que habitam na mesma casa não constituem um banco.
O lar cristão procura centrar-se em torno de Cristo; e se estiver centrado nele, então se encherá de adoração. Da mesma forma que a vida cristã deve ser marcada pela reserva de tempo para o culto particular, e nossa reunião como comunidade cristã deve se centrar no culto coletivo, assim também o lar da família cristã deverá ser marcado pelo culto doméstico.
Como Richard Baxter, o famoso pastor de Kidderminster, disse: “… a oração e o louvor são partes tão necessárias do culto a Deus que, de modo geral, nenhuma família ou pessoa pode afirmar dedicação em servir a Deus sem se dedicar a eles”. A adoração é o centro e o cerne do que significa para nós ser uma família cristã. Como famílias cristãs, queremos ver a nossa como uma família que adora a Deus.
Fecha aspas.
Encerramos assim este episódio do TriviumCast recomendando que você leia o livro “Culto em família: uma bênção à sua espera” de Jason Helopoulos, uma publicação da Editora Vida Nova.
Para ouvir os demais episódios e nos acompanhar, visite o site: todaescritura.org
Obrigado pela sua atenção e até o próximo episódio.