Olá sejam bem-vindos!
Eu sou o pr. Elienai Batista, e esta é primeira microlição do curso online “A Missão do Povo de Deus”. Nela faço uma apresentação do curso.
Este curso faz parte do módulo Cristianismo e Política. Este módulo reunirá o estudo de diversos livros que tratem sobre a política a partir de uma perspectiva cristã.
O curso está baseado no livro “A Missão do Povo de Deus: Uma Teologia Bíblica da Missão da Igreja”, de Christopher J. H. Wrigth. Obra publicada pela editora Vida Nova.
O livro não trata especificamente sobre política, ainda que o assunto seja abordado. Porém, o livro procura responder a uma questão básica a fim de que possamos pensar sobre a política a partir de uma perspectiva cristã.
Eu particularmente, tenho interesse em estudar o assunto e encorajar e ajudar outras pessoas a estudarem também. Já, já direi porquê. Mas minha pergunta, pensando em uma série que pudesse estudar vários livros sobre o tema, foi a seguinte. Por onde começar?
O que é necessário compreender, para que como um cristão eu possa pensar sobre a política a partir de uma perspectiva cristã? Me parece que uma das perguntas fundamentais que precisamos fazer, antes de nos envolvermos com a política, é a seguinte: Quem somos e para que estamos aqui?
É por isso que escolhi a obra de Wright. Por que ele faz esta pergunta e procura responde-la. O livro tem três partes:
O livro trata da questão a partir da teologia bíblica procurando explorar o significado do texto bíblico, quanto apresentando suas implicações para nós, em nossa própria época.
Esta é a razão, porque escolhi iniciar este módulo sobre cristianismo e política com o livro: “A Missão do Povo de Deus: Uma Teologia Bíblica da Missão da Igreja”, de Christopher Wrigth.
Outra pergunta, que preciso responder nessa apresentação é a seguinte: por que resolvi abordar questões ligadas à política? A razão é a seguinte:
Entenda, meu ponto não é que não devemos nos envolver. Sim, devemos. Mas a pergunta é: como? O que deve pautar nosso envolvimento? Uma ideologia? Uma reação a alguma pauta progressista? O fanatismo a figuras políticas? Espero que você concorde que não.
Deveríamos nos envolver não porque somos adeptos da ideologia ou A ou B, porque somos apoiadores do político X ou Y, porque somos anticomunistas, ou apenas como uma reação às pautas progressistas. Como cristãos, nosso envolvimento político deveria ocorrer fundamentado em boa teologia bíblica.
Quando não é assim, nos esquecemos de quem somos. Por exemplo: Imagine pais que estão preocupados com o avanço da pauta progressista nas escolas e faculdades. Eles dizem, não queremos que a esquerda sequestre nossos filhos, precisamos fazer alguma coisa. Esses pais estão dispostos a participar de manifestações, a compartilhar vídeos nas redes sociais, a discutir o assunto, mas uma vez que esqueceram que são e o que lhes compete fazer como cristãos, eles não educam seus filhos como deveriam. Não encorajam seus filhos à leitura, não fazem diariamente orações e leitura das Escrituras em seus lares, não apresentam o evangelho a seus filhos, estão ocupados demais reagindo ao que acontece no mundo, mas não velam por suas casas.
Diante do que está acontecendo, precisamos dar um passo atrás e nos perguntar qual o nosso papel em meio a tudo isso. E como cristãos devemos buscar nossa resposta na Bíblia, devemos procurar clareza e certeza sobre quem somos e o que Deus e que nos foi designado por Deus para fazer como seu povo. Caso contrário, estamos fadados ao fracasso, e no final ficaremos frustrados e decepcionados.
É exatamente por isso que resolvi oferecer estes áudios com microlições sobre o assunto. Na verdade, este curso também está sendo ministrado à igreja na qual estou servindo. Você pode ver o link na descrição. Mas existem algumas diferenças:
Eu espero que você tenha interesse em estudar sobre a política a partir de uma perspectiva cristã a começar por entender quem somos e que devemos fazer. Se este é o seu interesse lhe convido a acompanhar esta série e a compartilhá-la.
Se você tem interesse, por favor, deixe um comentário, isso me ajuda a medir o interesse dos seguidores do Canal Perspectiva Cristã.
Obrigado por sua atenção e até a próxima microlição.