Para ouvir a rádio, clique no botão laranja acima

Para ouvir a rádio, clique no botão laranja acima

A Bíblia e a educação clássica

Episódio 4 . 3:04
Sugestões de Leitura
Ficha Técnica
  • Texto: Harvey e Laurie Bluedorn.
  • Voz: Gustavo Sells.

Transcrição:

Este é o nosso primeiro pressuposto. A Palavra de Deus nos apresenta o modo correto de ver o mundo e nos guia quanto a viver no mundo real. Ela nos mostra a ordem correta das coisas, define o papel das relações, nos dá o verdadeiro pressuposto que estabelece o conhecimento, transmite os santos valores que guiam o entendimento e assenta os objetivos justos que nos conduzem no caminho da sabedoria

John Wycliffe escreveu:

“Não há sutileza na gramática, na lógica, nem em qualquer outra ciência que se possa recordar que não seja encontrada em grau mais excelente nas Escrituras”.

Pode-se ensinar tudo a partir da Palavra de Deus. Ela estabelece a autoridade da educação. As Escrituras devem ser o fundamento de todos os estudos, o guia para todos os estudos e o teste final para todos os estudos. Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A Palavra de Deus contém, em forma de semente, todo o necessário para educar o homem de forma completa: todos

os verdadeiros princípios, todos os valores dignos, todos os objetivos corretos. Qualquer outro ensino deve ser posto em conformidade com a Palavra de Deus. Muitas pessoas se recusam a aceitar que tudo deve se curvar diante da Palavra de Deus. Isso mostra como as opiniões do mundo lhes oprimiram a mente e quão pequeno é o papel que permitiram às Escrituras desempenhar em sua vida. A Palavra de Deus fala, sim, a qualquer situação. Precisamos apenas ouvir. O aprendizado experiencial não é absoluto. O estudo dos fenômenos naturais deve ser uma ferramenta, nunca um mestre. O método humanista consiste em extrair respostas do homem e da natureza sem referência a Deus. O homem é a medida de todas as coisas, como dizem. O método bíblico consiste em extrair as respostas de Deus por meio de sua Palavra — Deus é a medida de todas as coisas. Devemos acreditar em Deus, em sua Palavra, e sermos céticos em relação à palavra do homem.

A citação proferida neste episódio se encontra na obra “Ensinando o Trivium: O Trivium Teórico (Vol. 1)”, dos autores Harvey e Laurie Bluedorn, publicação da Editora Monergismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Title
.