Para compartilhar o áudio, clique nos três pontos, copie o link e depois envie para os seus amigos.
Olá! Aqui é a Karla Casemiro e este é o TriviumCast, um podcast sobre educação clássica e domiciliar.
No episódio de hoje, quero trazer uma contribuição a respeito da organização do tempo de estudo.
Primeiramente, é necessário lembrar da importância da auto educação no ensino das Artes liberais. Aquele que orienta precisa estar no caminho em que deseja conduzir, para que os estudos façam real sentido. Portanto, quem deseja ensinar precisa ser um modelo de vida piedosa, sempre em busca da verdade, para, desta maneira, esmerar-se em seu ofício.
O tempo de estudo da auto educação é precioso, porém, para que seja possível desfrutar dele com maior aproveitamento, Susan Bauer em “Como educar sua mente: um guia para ler e entender os grandes autores”, expõe princípios práticos que podem fazer muita diferença. Selecionei três, que considero os principais.
Princípio 1 – “De manhã é melhor do que à noite”.
No período noturno, ocupações mais leves são indicadas, mas, no início do dia, estamos com a mente mais limpa, então, com mais capacidade de nos dedicarmos a atividades com maior aprofundamento.
Princípio 2 – “Comece devagar”.
O exercício da mente, assim como o físico, precisa ser introduzido de forma gradual. Quando assumimos compromissos muito extensos em nossas agendas, tendemos a desistir no meio do caminho. Para desenvolver um hábito, a constância é essencial e mudanças bruscas tendem a inviabilizar o processo.
Princípio 3 – “Respeite o período reservado para a leitura”.
Temos muitas distrações à nossa volta, principalmente em tempos de redes sociais, que trazem a sensação de gratificação imediata. Um período de leitura faz parte de algo maior, de uma jornada e está dentro de um processo mais sublime, contudo, também, muito mais lento, pois a recompensa acontece a longo prazo. Não ser firme na priorização dessa atividade pode abrir precedentes para que o esmero vá diminuindo e o tempo seja desperdiçado, o que, é claro, não desejamos.
Enfim, organize seus estudos lembrando-se, primeiramente, de seu fim; glorificar a Deus. Avance com clareza, considerando o melhor horário; dentro de suas possibilidades, sem iniciar com uma carga pesada demais; e, finalmente, com firmeza, aproveitando a oportunidade que te foi dada.
Encerramos, assim, este episódio do TriviumCast recomendando a leitura de “Como educar sua mente: o guia para ler e entender os grandes autores” de Susan Wise Bauer, uma publicação da Editora É Realizações. Veja o link na descrição.
Para ouvir os demais episódios e nos acompanhar, visite o site: perspectivacrista.com.
Obrigada por sua atenção e até o próximo episódio.